O primeiro e mais antigo blog português sobre Metal Gear e Metal Gear Solid

Translate

sexta-feira, janeiro 17, 2014

11:55 da tarde | Publicado em , , , , por Unknown | Sem somentários
Foram hoje lançadas as novas imagens das capas Next Gen e, sem surpresa nenhuma, são praticamente iguais às versões PlayStation 3 e XBOX 360. Em cima, as versões Europeias, e em baixo as versões Norte-Americanas.





Fonte: Konami Blog
Ler mais...

quinta-feira, janeiro 16, 2014

7:03 da tarde | Publicado em , , , , por Unknown | Sem somentários

O seguinte artigo contém alguns SPOILERS. A visualização deste artigo é da responsabilidade do usuário.

Hoje ficou disponível a lista de Achievements para a versão XBOX 360, assim presumindo que seja igual para a versão XBOX ONE.
 
Podem consultar a lista completa no eXophase.
Ler mais...
6:33 da tarde | Publicado em , , , , , , por Unknown | Sem somentários
Desta vez, Hideo Kojima mostra-nos um pouco do iDroid em tablets e smartphones. Pelas imagens, poderá deduzir-se que o uso de tablets e smartphones servirá como menu secundário, sem pausar o jogo, tanto para marcar inimigos, pontos de referência ou mesmo requisitar assistência. Isto, claro, presumindo que serve tal como o menu do jogo e sem novas funções, mas veremos o que esta aplicação trás. Até lá, podem analisar melhor as imagens no Twitter de Kojima.




Podemos também ver mais algumas coisas que estão a decorrer neste momento, tais como um livro, chamado "Metal Gear Solid: Snake Eater" e escrito por Hase Toshiji, autor de BEATLESS, que irá ser lançado dia 25 de Janeiro. É também possível ver a produção em massa das figuras PLAY ARTS -KAI- e mais algum material promocional.


Ler mais...

quarta-feira, janeiro 15, 2014

7:49 da tarde | Publicado em por Unknown | Sem somentários
Muito se tem debatido sobre o facto de "Quiet", uma das novas personagens de Metal Gear Solid V, ter um design muito..."especial". Desde pessoas que nunca jogaram algum jogo na sua vida até aos fãs mais pervertidos, a verdade é que o seu design tem estado "nas bocas do mundo", nem sempre pelas melhores razões.
Recentemente, foi também referido que o jogo irá conter uma cena de violação, apenas em formato de áudio, o que fez ainda mais furor em certos grupos de jogadores, ou simplesmente utilizadores assíduos de Internet. A verdade, é que existe taboos, apesar de o mercado de videojogos ser visto como muito moderno e ter "uma mente bastante aberta".
Esboços de "Quiet"
O design da personagem "Quiet", tem muito que se lhe diga, mas sendo bastante sincero, ainda não sabemos a história, os factos da personagem ser como é, agir como age, vestir-se como se veste.
Sempre foi sabido, ou melhor deduzido, que Kojima gosta de personagens femininas e a sua interacção na história e/ou com a personagem principal. Desde o primeiro título Metal Gear, lançado em 1987, que a personagem principal é acompanhada por uma personagem feminina, seja através do codec ou ao seu lado no campo de batalha. As primeiras iterações de Metal Gear, Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake respectivamente, não tinham muito espaço para liberdades. Então, Kojima decidiu que as personagens deveriam ter um design simples.
O 3D ganha uma nova forma e essa liberdade torna-se numa realidade bastante possível, então o design das personagens torna-se mais pessoal e único, planeando-se assim Metal Gear Solid. Desde os rabiscos mais básicos aos desenhos mais complexos, é possível ver que as personagens de MGS não têm um design exuberante, mas ainda assim conseguem ter algum elemento de sensualidade, sem ser reles.
Voltando ao presente, podemos ver que sensualidade é uma característica sempre presente em qualquer Metal Gear, sendo o exemplo da "The Boss", também conhecida como "The Joy", provavelmente o melhor exemplo de um design com o balanço certo entre sensualidade e "durona".
O design da personagem apresenta maturidade, alguém que é convicta e lutadora, seja fisicamente ou politicamente, a verdadeira antítese de princesa ou "dama em perigo" a que a nossa sociedade se habituou. Uma mãe que teve as piores situações e traumas que qualquer pessoa pode sofrer no campo de batalha, uma mãe que pariu o seu filho no campo de batalha, para o ver ser-lhe retirado, ter morto uma das pessoas que lhe era mais querida para salvar o seu filho, servindo o seu país com a máxima fidelidade possível, mesmo que a sua intenção não tenha sido entendida por muitos. Ainda assim, consegue ser uma presença forte, como mulher e como pessoa, não deixando de ser sensual e carismática.
Por outro lado temos outra personagem, que o seu objectivo é ser sensual e atrair a personagem principal para os seus planos. "EVA" é também uma personagem forte e carismática, como se pôde ver em Metal Gear Solid 4, mas essa não é a intenção do criador, nem da própria personagem. Esta personagem existe para refutar o próprio conceito de Eva na bíblia, em que esta é atraída pela cobra para consumir o fruto proibido, sendo que na verdade acontece precisamente o contrário em Metal Gear Solid 3: Snake Eater.

Então, como ficamos em relação à "Quiet"? Na verdade, não devemos ter nenhuma opinião, para além daquilo que sabemos, que é muito pouco. Podemos opinar sobre o seu design, que é bastante especifico e único, mas nada sabemos sobre o seu passado e as suas intenções, logo fazemos o que é mais comum ao ser humano, argumentum ad ignorantiam(ou em Português, argumento da ignorância), onde argumentamos o que quer que seja sem sabermos todos os factos, tornando-se numa falácia lógica.
Existe também o argumento que se o design fosse feito para a personagem principal, Kojima já não o faria, mas o passado da saga contraria tal argumento, visto que ambos Big Boss e Kazuhira Miller têm vários episódios juntos em que ambos estão em trajes menores, ou completamente sem nada.
No final, o que podemos argumentar é que "Quiet" tem um aspecto muito diferente, mesmo considerando a série como ponto de referência, mas conhecendo Hideo Kojima, depois destes 25 anos de Metal Gear, o que devemos mesmo fazer é esperar que o produto seja lançado e então opinar aquando do mesmo.

Em termos da cena de violação, é cada vez mais comum aparecer este tipo de situação em todo o tipo de média, seja livros, filmes, videojogos, arte, etc, mas é também uma realidade cada vez mais reconhecida na nossa sociedade. As violações sempre existiram, só que não havia a informação, o apoio ou a força que há hoje em dia, daí, cada vez mais, serem relatados casos de violação e serem julgados os membros destas actividades.

Não posso falar pelo Lords Of Shadow 2(nem pelo MGSV, note-se), mas Kojima sempre escreveu sobre temas realmente adultos, seja as crianças soldado da LRA em Uganda, passando por tortura, conspiração e manipulação genética, seja a evolução da nossa cultura social e mental, Metal Gear sempre teve um ponto de referência em todos os seus títulos: a própria realidade. Sim, o jogo é ficção e contém ainda elementos fantásticos, para manter o jogador "agarrado" à história, mas nunca esqueçamos de onde provém a inspiração de toda esta saga, a nossa própria evolução, seja pelo melhor ou pelo pior.
Mas quem sabe se o objectivo de Hideo Kojima não era todo este debate acesso...

Este artigo estava sendo escrito com mais tempo e ponderação, mas dado os mais recentes acontecimentos, achei por bem publicá-lo hoje, dia 15 de Janeiro de 2014.

█ F.S.


Ler mais...
7:21 da tarde | Publicado em , , , por Unknown | Sem somentários
Tal como foi dito anteriormente, a data de lançamento de MGSV: Ground Zeroes está cada vez mais próxima. Como tal, já começam a sair, no Japão, os novos produtos promocionais de MGSV: Ground Zeroes, sendo que Kojima partilhou alguns no seu Twitter, além da caixa da edição limitada. Também temos direito, mais uma vez, a ver o menu de Ground Zeroes na PlayStation 4.






Ler mais...
7:04 da tarde | Publicado em , , , , por Unknown | Sem somentários
Kojima tem testado, recentemente, Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, na PlayStation 4 e na PlayStation Vita, através de "Remote Play", a opção de poderem jogar jogos PS4 na PSVita. E, como já é tradição, tirou fotografias e colocou-as no seu Twitter, deixando os seus seguidores ainda mais empolgados. Não foi colocado nenhum vídeo da jogabilidade, em ambos os casos, deixando assim a dúvida como corre o jogo em ambos os sistemas. Podem conferir abaixo as fotografias, e pequenos detalhes, que Kojima deixou no seu Twitter.






Ler mais...
6:47 da tarde | Publicado em , , , por Unknown | Sem somentários
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes irá sair daqui a dois meses, aproximadamente, o que significa que todas as edições especiais terão que estar prontas para pré-encomenda. Assim sendo, os últimos retoques nas figuras que vêm com a edição limitada de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes estão a ser feitos e podemos ver algum progresso deste acontecimento, no Twitter de Hidemi Matsuzuka, Director Geral da secção de Action Figures da Square Enix, a PLAY ARTS -KAI-. Em baixo, podem ver vários estágios de conclusão da figura.






Ler mais...

sexta-feira, janeiro 10, 2014

11:38 da tarde | Publicado em , , por Unknown | Sem somentários

Depois de algum tempo, eis que a Konami resolve o problema e os utilizadores já podem "cortar à vontade" no Steam.




Divirtam-se. Em breve teremos uma análise detalhada sobre a versão PC.
Ler mais...
3:35 da tarde | Publicado em , , por Unknown | Sem somentários
Desde a última vez que falámos sobre o Metal Gear Rising: Revengeance, a coisa não parecia muito boa. Mas desde o lançamento do jogo (ontem, 09/01/2014), a coisas parecem ainda piores.
Foi reportado que não é possível jogar Metal Gear Rising offline no Steam.

Especulava-se que poderia ser uma norma de DRM, mas recentemente foi esclarecido pela Konami que não, é um erro, e que já estão a tentar resolvê-lo.
Daremos mais informação, assim que houver novidades sobre este caso.

Fonte: http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=748925
Ler mais...

quinta-feira, janeiro 09, 2014

12:48 da manhã | Publicado em por Unknown | Sem somentários
Como é tradição, desde o primeiro dia de funcionamento, existe a possibilidade de partilharem este blog com os amigos ou interessados. Depois de alguns anos sem novidades, a partir de agora é possível seleccionar novos banners para utilizarem no vosso site, blog, etc. Têm vários à escolha e, agora, só precisam de seleccionar o texto e copiar. Rápido, fácil e eficaz.

Caso queiram que o vosso site, blog, etc, seja partilhado neste blog, sigam as instruções dadas na página "AFILIADOS E RECRUTA".
Ler mais...

segunda-feira, janeiro 06, 2014

7:24 da tarde | Publicado em , , por Unknown | Sem somentários
Recentemente foi reportado, que Metal Gear Rising: Revengeance está bloqueado em alguns países, tais como Irlanda, India e Japão. Existe mesmo sites de venda em que bloqueiam a compra, caso o cliente seja de outra região que não a do vendedor, tal como o site Nuuvem, onde é especificado que o jogo "só poderá ser jogado nas Américas do Norte, Central e Sul". Outros sites de vendas, estão também a rejeitar a venda alguns usuários ou simplesmente referem que o jogo não existe. Isto foi descoberto porque havia sites que vendiam o jogo mais barato do que as lojas regionais, o que, logicamente, fez com que vários quisessem comprar a versão mais barata, mas nem todos o conseguiram.
Note-se que o problema aqui é da editora, neste caso a Konami, e não a Platinum Games, ainda que esta está a tentar resolver o problema:


Alguma empresas Japonesas estão a "saltar" para o mundo PC, mas com escolhas bastante duvidosas, o que cada vez está a deixar o jogadores com receio de comprar o que quer que seja das mesmas. Esperemos que a Konami resolva toda esta situação.
Ler mais...
5:42 da tarde | Publicado em , , por Unknown | 1 comentário

O seguinte artigo contém alguns SPOILERS. A visualização deste artigo é da responsabilidade do usuário.



O Entertainment Software Rating Board (ESRB) classificou o capítulo introdutório de Metal Gear Solid V como MATURE, o que traduzindo para a região europeia, significa que será, supostamente, para maiores de 18 anos, visto conter "armas (pistolas, metralhadoras e lança-misseis) para matar o inimigo, onde as lutas são distinguidas pelas efeitos slow-motion e grandes respingos de sangue." Também é explicado que "os jogadores podem utilizar ataques furtivos, tais como estrangulamento, esfaqueamento pelas costas, e a possibilidade de matar personagens não adversárias, tais como prisioneiros."

É referida também "uma cena em que é representado sangue e gore, onde a personagem tem os intestinos expostos durante o procedimento de remoção de um objecto" e "um ficheiro de áudio onde uma personagem feminina é agredida sexualmente por vários personagens masculinos." Apesar de "não haver representação visual, pode ser ouvida a roupa sendo rasgada e a luta durante a mesma, sendo que as palavras 'porra'(fuck) e 'merda'(shit) podem ser ouvidas durante o diálogo." Consultem a classificação oficial abaixo.

METAL GEAR SOLID V: Ground Zeroes

Platform: PlayStation 3, Xbox 360

Rating Category: MATURE

Content Descriptors: Blood and Gore, Intense Violence, Sexual Violence, Strong Language

Rating Summary: This is an action game in which players assume the role of an elite soldier through military missions in Cuba. Players infiltrate various bases and use pistols, machine guns, and rocket launchers to kill enemy soldiers. Firefights are highlighted by realistic gunfire, slow-motion effects, and large blood-splatter effects. Players can also employ stealth attacks (e.g., choking, knife stabbing from behind) and have the ability kill non-adversary characters/prisoners. One cutscene includes a depiction of blood and gore (e.g., a character's intestines exposed during a dramatic procedure to remove an object). The game includes an audio file in which a female character is sexually assaulted by male characters; while there is no visual depiction, sounds of ripped clothing and struggle can be heard. The words “f**k” and “sh*t” are heard in the dialogue.


http://www.esrb.org/ratings/synopsis.jsp?Certificate=33278&Title=METAL%20GEAR%20SOLID%20V%3A%20Ground%20Zeroes
Ler mais...

Pesquisar